O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) escolheu nesta sexta-feira (16), por aclamação, os ministros Marco Buzzi e Sérgio Kukina, respectivamente, como membros efetivo e suplente do Conselho da Justiça Federal (CJF).
Durante a sessão, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, agradeceu ao ministro Antonio Carlos Ferreira pelo zelo e pela eficiência demonstrados nos dois anos em que foi membro do conselho.
Humberto Martins desejou boa atuação aos ministros que passam a integrar o CJF. O conselho, que é presidido pelo presidente do STJ, conta ainda com os ministros Jorge Mussi (corregedor-geral), Villas Bôas Cueva (vice-corregedor) e Sebastião Reis Júnior, como membros efetivos; e com os ministros Marco Aurélio Bellizze e Assusete Magalhães, como suplentes.
Dia do professor
Após a eleição, os ministros Humberto Martins e Napoleão Nunes Maia Filho fizeram uma saudação especial aos professores brasileiros em razão do seu dia, 15 de outubro.
“Saúdo todos os abnegados professores brasileiros nesta data especial. Em nome da ministra Maria Thereza de Assis Moura, homenageio todos os ministros do tribunal que também são professores”, afirmou o presidente do STJ.
Sobre os eleitos
O ministro Marco Buzzi, natural de Timbó (SC), tem graduação e mestrado em direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Antes de chegar ao STJ, em setembro de 2011, foi desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
No STJ, o ministro faz parte da Quarta Turma e da Segunda Seção, e é presidente da Comissão de Coordenação. Além das funções no tribunal, Marco Buzzi é professor e autor de diversas publicações jurídicas.
Sérgio Kukina é natural de Curitiba e graduado em direito pela Universidade Católica do Paraná. Mestre em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), foi membro do Ministério Público até a sua posse no STJ, em fevereiro de 2013.
No tribunal, atua na Primeira Turma e na Primeira Seção, além de ser membro da Comissão de Regimento Interno. O ministro é professor de direito, palestrante e autor de títulos jurídicos.