O presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, apresentou, na última sessão do primeiro semestre do colegiado, um breve balanço dos julgamentos realizados nesse período. Foram julgados 2.751 processos pela Segunda Turma em 16 sessões ordinárias (presenciais e por videoconferência) e em 20 sessões virtuais.
“O número é bastante expressivo e demonstrador do esforço que todos fizemos para superar todas as adversidades que enfrentamos ao longo deste semestre, fruto desta situação excepcional”, disse o presidente da turma. Mendes cumprimentou ainda os servidores e os demais ministros que compõem o colegiado pelo desempenho em assegurar a prestação jurisdicional “nesse período tão tumultuado da nossa história”.
Esta foi, também, a primeira sessão do ministro Gilmar Mendes como presidente da Segunda Turma. Ele cumprimentou sua antecessora pela gestão encerrada na semana passada e registrou sua satisfação de presidir novamente o colegiado. Segundo Mendes, sua principal missão é servir seus pares e prover os meios necessários para harmonizar a colegialidade com a celeridade e a eficiência da justiça. O ministro fez ainda um registro especial pela presença na Turma do decano da Corte, ministro Celso de Mello, que, após período de licença médica, voltou a atuar na Turma e no o Plenário “com o mesmo vigor e ânimo que marcam sua trajetória de mais de 30 anos de dedicação incondicional ao Supremo”.
SP, MB//CF